Por que investir em e-commerce para o meu negócio?
Conheça as
vantagens da loja virtual!
Cada vez mais, empresas, indústrias e marcas com atuação em diferentes setores do mercado têm buscado formas de expandir seus respectivos trabalhos. Para ultrapassar as barreiras físicas de forma rápida, segura e com um investimento inicial relativamente baixo, o e-commerce vem sendo adotado como uma das principais estratégias pelo custo-benefício, segurança e comodidade, tudo em uma só plataforma, que beneficia tanto os clientes quanto os empreendedores.
As compras pela Internet vieram para ficar. O seu negócio está preparado para atender essa demanda?
Para quem não sabe, o e-commerce consiste em meios eletrônicos e digitais (como sites e aplicativos) que viabilizam a comercialização de produtos e/ou serviços pela Internet. Esse comércio é vasto e pode contemplar produtos, equipamentos, acessórios e estruturas de uso residencial, comercial ou até mesmo industrial, ou ir além na comercialização de serviços, como cursos online, passagens aéreas, hospedagens, consultorias e diversos outros.
O e-commerce é uma alternativa viável para impulsionar e expandir o seu trabalho, caso você já possua lojas físicas, ou para dar início a um novo negócio, caso você disponha de um orçamento mais restrito. Dispensando a série de burocracias e licitações que as lojas físicas demandam, o e-commerce pode ir ao ar em menor tempo e exigir menos investimentos e gastos. Você não terá que lidar com IPTU, aluguel, contas de água e eletricidade e nem mesmo com as licenças que o funcionamento de uma loja física exige.
Para manter uma loja física, ainda que ela seja de pequeno ou médio porte, é ideal ter funcionários, vendedores, operadores de caixa ou até mesmo seguranças e estoquistas, dependendo do seu segmento. No e-commerce, você poderá adequar o comércio eletrônico à sua realidade e expandir conforme o aumento de sua demanda, além disso, as plataformas de comércio eletrônico costumam ser inteligentes, seguras e intuitivas, permitindo que muitos clientes iniciem e finalizem suas compras sozinhos.
Dê adeus às filas extensas das lojas físicas!
Filas são uma realidade nas lojas físicas, sobretudo em datas comemorativas, como Black Friday, Natal, Dia das Mães ou dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Páscoa e outras. Com isso, os estabelecimentos costumam ficar sobrecarregados, proporcionando uma péssima experiência aos consumidores, que podem até mesmo desistir de concluir a compra pela impaciência ou falta de disponibilidade para esperar.
No e-commerce, o consumidor não sofrerá com esses problemas, podendo realizar as compras no conforto de sua casa sem ter que ficar esperando para efetuar o pagamento. A empresa, por sua vez, não terá que dispor de diversos operadores de caixa para o registro de compra e pagamentos, pois a plataforma de e-commerce fará tudo isso sozinha.
Acompanhe dados e resultados em tempo real!
O e-commerce não consiste apenas em uma loja virtual. É fato que o que fica visível para os consumidores é a interface do site, mas, no “backstage”, há plataformas inteligentes que controlam e registram todos os acessos obtidos por dia, semana, mês ou ano, a taxa de conversão de leads, quais os referenciadores do seu site (URLs, mecanismos de pesquisa, redes sociais e palavras-chave que levaram o usuário até o seu site) e mais uma série de informações.
Dessa forma, é possível se preparar para sua demanda, calculando taxas médias, observando dias da semana e horários com maior tráfego e demais estatísticas que poderão até mesmo orientá-lo se você está indo pelo caminho certo, se precisa expandir sua plataforma ou se os clientes estão solicitando novos produtos ou serviços.
A loja virtual põe um fim nas barreiras geográficas!
Se você deseja atingir clientes de diferentes bairros, ainda que pertençam à mesma cidade que sua empresa ou marca está situada ou até mesmo expandir para contemplar clientes de outros estados ou regiões, o e-commerce poderá impulsionar suas vendas e extinguir barreiras geográficas para a comercialização de seus produtos ou serviços.
Com a loja física, por vezes, o empreendedor fica restrito aos fatores geográficos, e nem sempre ela poderá estar localizada em uma região comercial. Por outro lado, caso você queira estar situado em bons pontos de venda, terá que fazer investimentos expressivos, pois a compra ou aluguel desses espaços costuma ter valores altos.
Personalize o atendimento e a experiência do seu cliente, mesmo à distância!
Se engana quem pensa que, através do e-commerce, não é possível personalizar a experiência do cliente. O relacionamento humanizado é um assunto cada vez mais pautado entre grandes empresas e marcas: com um mercado extremamente competitivo, vence o empreendedor com diferenciais, seja no produto, nos prazos de entrega, nos valores ou no atendimento.
No e-commerce, é ideal dispor de um atendimento multicanal e um chat que auxilie em possíveis dúvidas, sugestões, reclamações ou problemas que os consumidores tenham (como em casos de troca ou devolução do produto). Transmitir segurança e confiança é fundamental para que o cliente crie um relacionamento duradouro com a sua marca e, para isso, é necessário dar todo o suporte que ele precisa, desde eventuais dúvidas antes da compra até a fase do pós-venda.
Conclusão: o e-commerce tem o melhor custo-benefício!
Com um investimento inicial baixo, ausência de custos com aluguel de espaços físicos para receber o público, necessidade de um número inferior de colaboradores (em relação às lojas físicas do mesmo segmento e porte), maior segurança, comodidade e eficiência, ter um e-commerce com uma loja virtual de alta qualidade é essencial para alavancar os resultados do seu negócio.
Portanto, se você deseja investir em e-commerce para o seu negócio, poderá contratar empresas especializadas em marketing digital, que proporcionam não só uma boa plataforma ao seu site e uma boa experiência aos consumidores, mas também garantem a visibilidade ideal para que clientes te encontrem em buscadores como o Google e em redes sociais com facilidade!