O que é persona no marketing digital? Entenda a definição, importância e saiba como criar uma!
Muito se fala de persona no marketing digital, mas, afinal, você sabe o que é? Descubra neste artigo a importância da persona na sua estratégia!
Hoje em dia, as marcas adotam as mais variadas estratégias de gestão e conteúdo para alcançar seus potenciais clientes, e a persona é uma importante aliada quando se pensa em quem você pretende alcançar, para quem produz seus conteúdos, com quem deseja se comunicar... enfim, há uma série de possibilidades, e para responder essa pergunta, é importante entender o que é persona no marketing digital, sua importância, e o principal: saber como criar uma persona compatível com o seu negócio.
Afinal, o que é persona? Entenda o conceito por trás!
Por definição, persona nada mais é que um personagem fictício criado a fim de representar uma ideia de cliente ideal para o seu negócio. Para isso, é necessário se basear em características e dados de clientes reais, considerando fatores como dados demográficos, idade, gênero, classe social, poder aquisitivo e até mesmo questões mais específicas, como eventuais desafios, problemas e metas que essas pessoas possam ter.
Persona x público-alvo
É importante entender, desde o início, que persona é um conceito completamente distinto do público-alvo, que é mais generalista e se refere a um grupo de pessoas que apresentam comportamentos e características em comum, ao qual a marca ou o negócio direciona seus esforços e investimentos em anúncios, conteúdos e campanhas.
NTrabalhando com exemplos reais, a definição de público-alvo para uma campanha de coleção de roupas de determinada loja de departamento poderia ser: mulheres com idade entre 25 e 35 anos, com renda entre R$ 2000,00 e R$ 4000,00, com formação ensino superior.
Perceba que, no caso do público-alvo, estamos falando de um grupo com características e comportamentos homogêneos, e não de uma pessoa. Isso é fundamental para entender e diferenciar o que é persona no marketing digital do que é o público-alvo propriamente dito.
Estratégia para o grupo, comunicação para o indivíduo
O público-alvo é fundamental para direcionar os esforços, investimentos e anúncios, visando um alcance massivo, mas quando pensamos em trabalhar a comunicação, cores, tom da comunicação e demais aspectos mais pessoais, pode ficar difícil só ter como base um grupo de pessoas que, embora apresentem características em comum, tem suas individualidades e subjetividades.
É aí que entra em ação o que é persona no marketing digital: nada mais que um personagem fictício que representa o perfil de cliente ideal do negócio, criado com base em DADOS REAIS sobre esse público. Atente-se aos “dados reais”, pois as características que irão representar este público não podem vir de meras hipóteses: é preciso fazer um estudo para se chegar às conclusões.
Entender o que é a persona tem sido fundamental para negócios de diferentes segmentos, sobretudo quando pensamos naqueles que adotam estratégias de Marketing Digital, onde é extremamente importante alinhar os conteúdos produzidos aos interesses, à jornada e ao perfil dos clientes.
Em outras palavras, a persona vai nos ajudar a entender os indivíduos, considerando suas complexidades e subjetividades e eliminando estereótipos e simplificações decorrentes da classificação de público-alvo.
Qual a importância da persona na estratégia de Marketing Digital?
Agora que já entendemos o que é persona no marketing digital, vamos nos aprofundar um pouco em sua importância na estratégia do negócio. A seguir, listamos algumas razões pelas quais é importante criar a buyer persona para definir e direcionar os seus conteúdos, o tom da comunicação e demais fatores.
Dentre tantos motivos, estabelecer a persona irá auxiliar diretamente em aspectos como:
- Compreensão do valor de seu produto por parte do seu público;
- Aprofundamento do próprio conhecimento da marca acerca de seu público;
- Definição dos canais que serão utilizados na sua estratégia de Marketing Digital;
- Definição de pautas e conteúdos que serão abordados;
- Tom e linguagem de comunicação adotados;
- Otimização da experiência dos seus potenciais clientes, de modo geral.
Dessa forma, fica mais fácil estabelecer uma comunicação bilateral com o seu cliente, colaborando para que ele se torne fiel à marca e aos seus produtos e/ou serviços.
Tão importante quanto entender o que é persona no marketing digital e qual a sua importância é conhecer um pouco sobre o método para criar a persona ideal ao seu negócio, por isso, separamos abaixo um passo a passo de como proceder em relação à pesquisa, análise e construção de sua persona:
- 1 - Realize a coleta de dados com clientes reais;
- 2 - Faça perguntas pertinentes aos clientes;
- 3 - Reúna as respostas obtidas e analise esses dados em conjunto;
- 4 - Após a coleta e análise dos dados, estruture a sua persona;
- 5 - Compartilhe a persona criada com os colaboradores envolvidos com a estratégia de Marketing Digital e de Gestão de Conteúdo.
Para sintetizar, vamos dar um exemplo do que seria uma definição completa de persona:
Exemplo de persona: Gabriela, 27 anos, arquiteta que reside na região de Pinheiros, São Paulo e trabalha na área há três anos. Possui uma página no Instagram para a divulgação de seus projetos Tem como principais hobbies meditar, andar de bicicleta no Parque Ibirapuera e estudar design de interiores e decoração, além de assistir tutoriais de maquiagem e skincare.
Perceba que, para definir a persona, é importante considerar dados muito específicos como a nome, idade, cidade, formação, cargo profissional, bem como a rotina, hábitos, hobbies e até mesmo assuntos que a pessoa gosta de acompanhar.
Agora que você já sabe o que é persona no marketing digital, entende a sua importância e teve uma introdução à metodologia de como criar a buyer persona ideal para o seu negócio, poderá se interessar também por demais conteúdos, como: