Entenda a importância das mídias sociais para as empresas!


Entenda a importância das mídias sociais para as empresas!

Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn… cada uma dessas redes sociais apresenta particularidades, funcionalidades e aplicações específicas, mas todas têm um objetivo em comum: promover a interação dos usuários no mundo virtual. Será que é só isso mesmo?

Qual a importância das mídias sociais na estratégia digital das empresas?

Ponto chave na estratégia de marketing digital, as mídias sociais não provocaram apenas uma transformação na maneira como as pessoas trabalham suas relações interpessoais, mas também abriram as portas para receber marcas, empresas e empreendedores (em ascensão ou já consolidados no mercado), proporcionando uma plataforma que permite a existência de um relacionamento mais próximo e humanizado com os clientes.

Aqui, deixamos de lado o que conhecemos dessas redes sociais de forma convencional e partimos para uma visão mais estratégica de captação de clientes, também utilizada para aumentar a visibilidade do seu negócio, dos produtos e/ou serviços que oferece. Para isso, nada como você adentrar no feed da sua audiência, fazendo com que ela tenha conhecimento (ou que se lembre) da existência do seu negócio, enquanto reage um post aqui e curte uma foto ali.

Mídias sociais x marketing offline

Entenda a importância das mídias sociais para as empresas!

As mídias sociais, que surgiram com o advento da Internet, serviram como uma forma de democratizar a divulgação em massa, antes monopolizada apenas em mídias como a TV, o rádio e todo o tradicional marketing offline (anúncios em jornais, revistas, outdoors, cold calls e demais recursos). Investir em recursos convencionais pode ter um custo muito alto ou não permitir a segmentação assertiva que encontramos em plataformas como o Facebook Ads, Instagram Ads e Linkedin Ads.

Saiba como aproveitar o alcance orgânico das mídias sociais, mas também invista em anúncios pagos!

Entenda a importância das mídias sociais para as empresas!

Embora o Facebook e o Instagram tenham reduzido o alcance orgânico (aquele no qual não há nenhum investimento para o impulsionamento das publicações), existem algumas maneiras de continuar produzindo conteúdo e engajar o público de forma natural, e é claro que isso não vai ser apenas com anúncios do seu produto ou serviço, pois tanto os usuários quanto a própria plataforma apresentam uma certa aversão a esse tipo de divulgação.

O conteúdo de valor nas mídias sociais gera engajamento do seu público!

É importante gerar conteúdo de valor para a sua audiência, não focando apenas no seu produto ou serviço, para não ser aquela pessoa inconveniente que só gosta de falar sobre si mesma.

Antes de produzir e publicar um conteúdo (e isso vale tanto para as mídias sociais quanto para o seu site em si), é importante se perguntar: “De que forma esse conteúdo irá contribuir para a minha audiência?” ou “Este conteúdo possui informações relevantes que merecem uma publicação especial?”.

Para você entender melhor sobre esse tipo de estratégia que consiste na criação de conteúdos ricos, podemos citar o Instagram da Egali, uma agência de intercâmbio brasileira com destinos para os mais variados países mundo afora.

Entenda a importância das mídias sociais para as empresas!

Pensando a partir da perspectiva de uma agência de intercâmbio (que pode ser esta ou qualquer outra), é preciso ter em mente que se trata de um serviço que exige um investimento expressivo e planejamento a médio e longo prazo, portanto, é necessário nutrir, educar e preparar sua audiência através de estratégias de Inbound Marketing para que ela esteja preparada para fechar o negócio.

Com isso, são criadas publicações nas redes sociais e blog posts no site voltados à importância e vantagens em fazer o intercâmbio, curiosidades sobre a cultura e comportamento da população nativa dos países e diversos outros temas, sem necessariamente haver uma divulgação explícita quanto aos serviços ofertados por eles.

Embora tenha sido utilizado este exemplo, tal estratégia pode ser empregada por marcas e empresas dos mais variados segmentos em atuação no mercado.

E os anúncios pagos das mídias sociais?

Entenda a importância das mídias sociais para as empresas!

Além do desenvolvimento de posts orgânicos, não podemos simplesmente ignorar a importância e os resultados proporcionados com o investimento em publicidades pagas das mídias sociais

As campanhas patrocinadas não ficam a mercê do algoritmo orgânico - afinal, você está investindo para que ele apareça no feed da sua audiência - e ainda é possível realizar uma série de segmentações, como gênero, faixa etária, dados demográficos, interesses, comportamento, relacionamento, ocupação, entre outras características do seu consumidor, sendo muito mais fácil de encontrá-lo.

As publicidades pagas das redes sociais como Facebook, YouTube e Instagram ainda proporcionam uma série de dados que ajudam a mensurar os resultados e apresentam um melhor custo-benefício, se comparadas às mídias offline.

Qual a importância de entregar o gerenciamento das mídias sociais nas mãos de especialistas?

Entenda a importância das mídias sociais para as empresas!

É claro que, para o seu trabalho ser o mais assertivo possível, é preciso ter um bom conhecimento dos algoritmos das redes sociais e conhecer a fundo o seu público-alvo. Para isso, você poderá contar com o trabalho de agências e empresas especializadas em gerenciamento de redes sociais e na criação de campanhas de link patrocinado, que vão além do Google Ads, abrangendo também o Facebook Ads, Instagram Ads e demais plataformas.

Seja para quem já possui um negócio presencial consolidado e deseja expandir seu trabalho para o mundo virtual ou quem está começando a empreender agora através da Internet, as mídias sociais serão algumas de suas principais aliadas.

As redes sociais não são utilizadas apenas para a comercialização dos produtos e serviços, mas também para todo o pós-venda, com o objetivo de estabelecer uma relação duradoura com o seu consumidor, auxiliá-lo em dúvidas, reclamações, trocas, devoluções, cancelamentos e demais questões que possam surgir eventualmente.

Mídias sociais são parte importante da sua estratégia digital, mas há outras estratégias que devem ser consideradas!

Outro fator importante a ser destacado é que as estratégias de marketing digital não podem e não devem ser trabalhadas de forma isolada. É importante adotar um conjunto de técnicas e plataformas para garantir a efetividade da estratégia de marketing digital adotada.

Na prática, isso implica em não atuar apenas nas mídias sociais, mas também adotar técnicas de SEO, entender o funcionamento e-commerce e da loja virtual, conceitos de Inbound Marketing e demais assuntos que você poderá encontrar em nosso blog!