Como mensurar os resultados da minha estratégia de marketing?


Mensurar o desempenho de sua estratégia de marketing é essencial, pois é essa análise que mostrará como manter resultados eficientes em sua campanha.

Como mensurar os resultados da minha estratégia de marketing ?

Se caso deseja avaliar o resultado de uma estratégia, mensurar os resultados de uma estratégia é a escolha mais adequada. É uma das ferramentas mais importantes que permite à equipe rastrear dados, avaliar seu investimento e realizar retornos positivos ou análise de conversões possíveis para obter mais estratégia de funcionalidade.

Para uma boa mensuração, a definição de indicadores possibilita que a empresa tenha uma melhor compreensão de progressão a objetivos maiores, como os indicadores estratégicos e os de qualidade.

1- Indicadores estratégicos

Este modelo de indicador foca mais no desenvolvimento de objetivos e metas, visando o crescimento da empresa. Baseia-se nos resultados que sua estratégia teve em um determinado período.

2- Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade ficam responsáveis por analisar as observações de processos e atividades da estratégia, verificando a produção, gerenciamento e a prestação de serviços.

Métricas importantes para uma boa mensuração de resultados

Como mensurar os resultados da minha estratégia de marketing ?

Definição de metas

Estabelecer metas e objetivos com um bom plano de marketing auxilia a alavancar sua estratégia, trazendo maior visibilidade à sua empresa ou até mesmo um melhor engajamento em suas redes sociais, atraindo ainda mais seu público.

Cálculo de ROI

O ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento), é uma das formas mais importantes no processo de mensurar os resultados da minha estratégia, pois é maneira de calcular o resultado de investimentos realizados pela empresa, apresentando o rendimento de suas campanhas lançadas. Este cálculo conta com a subtração do lucro obtido, de seu custo investido e a multiplicação do resultado por 100, resultando na porcentagem de ganho. É necessário somar todos os lucros a partir das estratégias de marketing, possibilitando verificar se o projeto está indo bem ou não.

Taxa de conversão

A taxa de conversão na mensuração de resultados, mede o total das vendas após sua estratégia, encontrando acertos e erros, além de promover possíveis ações para um melhor desempenho e alcance das campanhas. O cálculo da taxa é realizado com a divisão do número de conversões geradas pelo número de hóspedes.

Bounce rate

O bounce rate é conhecido como a taxa de rejeição, da qual é possível verificar a porcentagem de visitantes que fecharam seu site ou blog logo após seu acesso. Caso o número desta taxa esteja alto, é recomendável revisar sua estratégia e campanha, de modo a melhorá-la e aumentar o engajamento do público.

Ferramentas importantes para uma medição eficiente

Como mensurar os resultados da minha estratégia de marketing ?

Existem algumas ferramentas eficientes disponíveis no Google, já utilizadas pelos profissionais de marketing, para conseguir mensurar os resultados de uma estratégia de forma segura e eficiente. Confira abaixo algumas das mais indicadas.

1. Google Analytics

O Google Analytics trata-se de uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, onde pode analisar informações sobre o desempenho do site, como visitas, visitantes, páginas mais acessadas, palavras-chave, taxa de rejeição, dados demográficos, entre outros.

2. Google Search Console

O Google Search Console fornece informações a respeito do posicionamento do site no índice de pesquisas do Google, servindo como um diagnóstico para mensurar os resultados de uma estratégia, contendo palavras-chave pesquisadas, cliques a partir da palavra-chave e diversos outros dados, de modo a auxiliá-lo no acompanhamento seguro do site ou blog.

3. SEMrush

O SEMrush é ideal para examinar os resultados de estratégias de conteúdo no Google, a partir de relatórios completos de ranqueamento, diminuição ou aumento de palavras-chave, e outras informações para uma melhor evolução de seu conteúdo. É disponibilizado também a comparação de desempenho de seus concorrentes, ferramenta fundamental para uma boa mensuração de resultados e estratégia de marketing.

4. SharpSpring

A SharpSpring realiza relatórios sobre seu desempenho, auxiliando no diagnóstico dos resultados das estratégias de marketing lançadas, engajamento de seu público no site ou blog e conversão de leads.

A importância de mensurar os resultados da minha estratégia

Como mensurar os resultados da minha estratégia de marketing ?

Por fim, é importante estabelecer a real importância de como mensurar os resultados de uma estratégia de marketing, visto que é este processo que irá te auxiliar no desempenho eficiente de todo o seu projeto, seja com taxas de medição, ferramentas do Google ou diversas outras formas disponíveis para gerar bons resultados em sua campanha.

A ação de mensurar os resultados de uma estratégia possibilita a correção de pontos que não estão dando certo nos projetos, por meio da análise de dados consistentes e confiáveis. Além de ampliar seus lucros, ter um bom engajamento com o público e o reconhecimento ideal de sua marca, proporcionando o sucesso de seu negócio.