Como mensurar os resultados da minha estratégia de marketing?
Mensurar o desempenho de sua estratégia de marketing é essencial, pois é essa análise que mostrará como manter resultados eficientes em sua campanha.
Se caso deseja avaliar o resultado de uma estratégia, mensurar os resultados de uma estratégia é a escolha mais adequada. É uma das ferramentas mais importantes que permite à equipe rastrear dados, avaliar seu investimento e realizar retornos positivos ou análise de conversões possíveis para obter mais estratégia de funcionalidade.
Para uma boa mensuração, a definição de indicadores possibilita que a empresa tenha uma melhor compreensão de progressão a objetivos maiores, como os indicadores estratégicos e os de qualidade.
1- Indicadores estratégicos
Este modelo de indicador foca mais no desenvolvimento de objetivos e metas, visando o crescimento da empresa. Baseia-se nos resultados que sua estratégia teve em um determinado período.
2- Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade ficam responsáveis por analisar as observações de processos e atividades da estratégia, verificando a produção, gerenciamento e a prestação de serviços.
Métricas importantes para uma boa mensuração de resultados
Definição de metas
Estabelecer metas e objetivos com um bom plano de marketing auxilia a alavancar sua estratégia, trazendo maior visibilidade à sua empresa ou até mesmo um melhor engajamento em suas redes sociais, atraindo ainda mais seu público.
Cálculo de ROI
O ROI (Return on Investment ou Retorno sobre o Investimento), é uma das formas mais importantes no processo de mensurar os resultados da minha estratégia, pois é maneira de calcular o resultado de investimentos realizados pela empresa, apresentando o rendimento de suas campanhas lançadas. Este cálculo conta com a subtração do lucro obtido, de seu custo investido e a multiplicação do resultado por 100, resultando na porcentagem de ganho. É necessário somar todos os lucros a partir das estratégias de marketing, possibilitando verificar se o projeto está indo bem ou não.
Taxa de conversão
A taxa de conversão na mensuração de resultados, mede o total das vendas após sua estratégia, encontrando acertos e erros, além de promover possíveis ações para um melhor desempenho e alcance das campanhas. O cálculo da taxa é realizado com a divisão do número de conversões geradas pelo número de hóspedes.
Bounce rate
O bounce rate é conhecido como a taxa de rejeição, da qual é possível verificar a porcentagem de visitantes que fecharam seu site ou blog logo após seu acesso. Caso o número desta taxa esteja alto, é recomendável revisar sua estratégia e campanha, de modo a melhorá-la e aumentar o engajamento do público.
Ferramentas importantes para uma medição eficiente
Existem algumas ferramentas eficientes disponíveis no Google, já utilizadas pelos profissionais de marketing, para conseguir mensurar os resultados de uma estratégia de forma segura e eficiente. Confira abaixo algumas das mais indicadas.
1. Google Analytics
O Google Analytics trata-se de uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, onde pode analisar informações sobre o desempenho do site, como visitas, visitantes, páginas mais acessadas, palavras-chave, taxa de rejeição, dados demográficos, entre outros.
2. Google Search Console
O Google Search Console fornece informações a respeito do posicionamento do site no índice de pesquisas do Google, servindo como um diagnóstico para mensurar os resultados de uma estratégia, contendo palavras-chave pesquisadas, cliques a partir da palavra-chave e diversos outros dados, de modo a auxiliá-lo no acompanhamento seguro do site ou blog.
3. SEMrush
O SEMrush é ideal para examinar os resultados de estratégias de conteúdo no Google, a partir de relatórios completos de ranqueamento, diminuição ou aumento de palavras-chave, e outras informações para uma melhor evolução de seu conteúdo. É disponibilizado também a comparação de desempenho de seus concorrentes, ferramenta fundamental para uma boa mensuração de resultados e estratégia de marketing.
4. SharpSpring
A SharpSpring realiza relatórios sobre seu desempenho, auxiliando no diagnóstico dos resultados das estratégias de marketing lançadas, engajamento de seu público no site ou blog e conversão de leads.
A importância de mensurar os resultados da minha estratégia
Por fim, é importante estabelecer a real importância de como mensurar os resultados de uma estratégia de marketing, visto que é este processo que irá te auxiliar no desempenho eficiente de todo o seu projeto, seja com taxas de medição, ferramentas do Google ou diversas outras formas disponíveis para gerar bons resultados em sua campanha.
A ação de mensurar os resultados de uma estratégia possibilita a correção de pontos que não estão dando certo nos projetos, por meio da análise de dados consistentes e confiáveis. Além de ampliar seus lucros, ter um bom engajamento com o público e o reconhecimento ideal de sua marca, proporcionando o sucesso de seu negócio.