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SEO, descubra como usá-lo para atrair mais clientes!
Em 2015, o então vice-presidente sênior da Google Inc., Amit Singhal, afirmou na Code/Mobile Conference que, pela primeira vez, as pesquisas no Google através de dispositivos móveis ultrapassaram as buscas feitas em desktops, o que representou uma mudança significativa na forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia - e, sobretudo, com a Internet. Na mesma entrevista, Singhal trouxe dados mensuráveis sobre a quantidade dessas pesquisas: por mês, são feitas mais de 100 bilhões de buscas no Google
No meio desse número exorbitante, há uma infinidade de pesquisas efetuadas por pessoas de todo o mundo. Dando enfoque ao público brasileiro para não nos estendermos muito, essas buscas vão desde a votação do BBB, a última temporada de Game of Thrones ou o lançamento do Iphone 11, conforme mostra o Google Trends 2019 brasileiro. Para “separar o joio do trigo”, como conhecemos em expressão popular, o Google define uma série de mecanismos com base em estudos, algoritmos e métricas, atribuindo relevância aos resultados e ranqueando-os, e é aí que o SEO entra em ação.
O SEO (do inglês Search Engine Optimization) é, em tradução literal, a otimização de motores de busca e, na prática, consiste em um conjunto de técnicas aplicadas na construção e desenvolvimento de websites que o tornam relevante de forma orgânica nessa corrida pelo reconhecimento e visibilidade dentro do marketing digital. Como o principal buscador utilizado a nível mundial é o Google, essas técnicas são aplicadas segundo os parâmetros estabelecidos por ele, a fim de que seu site tenha um bom posicionamento frente a um número expressivo de consumidores em potencial.
As técnicas de SEO contemplam o conteúdo textual de seu website (criado a partir de uma relação de palavras-chave lidas como relevantes para o seu segmento) e também o desenvolvimento do site em si (utilizando recursos que tornam a experiência do usuário mais fluida, segura e eficiente em desktops e mobiles), portanto, deve haver coerência de ambas as partes.
Considerando esse cenário, separamos algumas dicas de como empregar o SEO na realidade de seu negócio e conseguir alavancar os resultados de sua empresa no momento da definição de palavras-chave e aprimoramento da interface de seu website:
- Defina o seu público-alvo:
A maioria dos erros em estratégias de marketing digital vem da falta de conhecimento do público-alvo das empresas. Para ilustrar, suponhamos que você possui uma empresa que realiza a manutenção de elevadores, portanto, seu público-alvo não é formado por pessoas que desejam comprar elevadores, mas sim por quem já possui elevadores e está sofrendo com problemas no funcionamento ou deseja realizar manutenções periódicas para identificar possíveis falhas, certo?
A definição do público-alvo vai compreender um grupo que, supostamente, tem interesses em comum enquanto consumidores e se relacionam com os produtos e/ou serviços ofertados por sua empresa, portanto, fatores como idade, gênero, localização e hábitos de consumo devem ser considerados. Isso auxilia ainda mais no funil de vendas voltado ao SEO, pois se sua empresa atende apenas o estado de São Paulo e não pretende expandir o trabalho, não é vantajoso que as páginas estejam bem posicionadas em Belo Horizonte, por exemplo.
- Conheça o seu público-alvo para a definição de palavras-chave:
Ainda falando sobre a empresa de manutenção de elevadores, você poderia imaginar que a palavra-chave mais importante deste negócio seria “elevadores”, correto? Bom, não exatamente.
Além dessas pesquisas com termos genéricos (chamadas palavras-chave short-tails ou “caudas curtas”) serem difíceis para posicionar organicamente pela alta concorrência, elas não são efetivas, pois alguém que procura por “elevadores” não está, necessariamente, em busca de manutenção de elevadores: essa pessoa pode estar interessada em saber quem inventou os elevadores, onde comprar elevadores ou como funciona o sistema de elevadores.
Perceba que, ainda que seu site ficasse bem posicionado com esta palavra, ele poderia receber diversos acessos que não gerariam conversões efetivas (isto é, pessoas que não precisam de manutenções de elevadores e, consequentemente, não iriam contratar o seu serviço).
- Fique atento à rapidez, fluidez e responsividade de seu website:
Você se lembra que, no início do texto, obtivemos a informação de que, em 2015, os acessos ao Google por meio de dispositivos móveis ultrapassaram as buscas feitas em desktops? Por isso, é fundamental que o website de seu negócio tenha um bom desempenho, independentemente dele estar sendo visto através laptops ou smartphones.
A preocupação com a performance do site em desktops ou mobiles é conhecida no marketing digital como responsividade, e traduz-se na perfeita adequação das resoluções em diferentes interfaces, adaptando o tamanho das fontes, imagens e recursos para facilitar a leitura. Sites como PageRank ou PageSpeed do Google Developers servem para você avaliar a relevância e rapidez do seu website, respectivamente, sendo boas referências para saber se está indo pelo caminho certo.
- Tenha em mente que o trabalho de SEO é gradativo:
Ao contrário do Google Ads (campanhas no modelo pay-per-click), no qual há um investimento direto em palavras-chave com prazos estabelecidos para que permaneçam na primeira página do Google como anúncios, os textos de SEO ganham relevância de forma progressiva, considerando todos os fatores descritos anteriormente e também o tempo do domínio de seu website.
Entretanto quando se pensa a médio ou longo prazo, as técnicas de SEO oferecem o melhor custo-benefício, uma vez que as páginas de seu site ficarão bem posicionadas por tempo ilimitado e, independente da quantidade de acessos obtidos, você não terá de desembolsar um valor proporcional.
- Caso o seu negócio não possua um departamento de marketing digital, contrate uma agência especializada:
A terceirização consiste em transferir a gestão e as atividades de alguns departamentos à empresas especializadas e, geralmente, os setores terceirizados são aqueles que não têm relação direta com o core business (negócio principal) da empresa. No setor bancário, por exemplo, atividades voltadas à limpeza e segurança podem ser terceirizadas, facilitando o gerenciamento e controle de gastos.
Acompanhando a tendência da terceirização, existem agências de marketing digital dedicadas a proporcionar soluções e inovações, desenvolvendo toda a estratégia para a geração de leads e aumento dos resultados, garantindo o ROI (Return On Investment) e alavancando suas vendas por meio da utilização de técnicas de SEO, Google Ads, redes sociais, inbound e email marketing