Search Central Live 2025: confira o overview da Quality SMI!

Escrito por: Quality SMI

Search Central Live 2025: confira o overview da Quality SMI!

O Search Central Live 2025 aconteceu no Google Brasil, em São Paulo, na última terça-feira (18/02), e a Quality SMI esteve presente para conferir todas as novidades do mundo da busca. Spoiler: teve pão de queijo, café quentinho e uma garrafa térmica personalizada no final! Mas, claro, o que brilhou mesmo foram as palestras recheadas de insights.

O futuro da busca com Bruno Possas

Search Central Live 2025: confira o overview da Quality SMI!

Bruno Possas, natural de Belo Horizonte e VP de Engenharia do Google com mais de 20 anos de trajetória na empresa, abriu o evento falando sobre a evolução da busca. Alguns dados impressionantes: mais de 2 bilhões de usuários fazem buscas todos os dias, sendo que 15% das pesquisas diárias são inéditas. A geração Z, aliás, está cada vez mais ativa, realizando mais buscas do que qualquer outra faixa etária.

Possas destacou que a busca nunca será um “problema resolvido", pois a necessidade de informação está em constante evolução. Entre as novidades, ele falou sobre o AI Overviews, que combina a inteligência dos LLMs (Large Language Models) com resultados de qualidade da web, e o Google Lens, que já soma mais de 20 bilhões de buscas visuais por mês e agora permite pesquisa por voz e vídeo.

Desbloqueie o potencial do seu site usando o Search Console, por Hillel Maoz

Search Central Live 2025: confira o overview da Quality SMI!

Hillel Maoz, Engineering Manager do Google, veio direto de Israel para compartilhar insights valiosos sobre o Search Console e como ele pode ser utilizado para desbloquear todo o potencial de um site. Ele destacou o ciclo de desenvolvimento de uma feature no GSC:

  1. Identificar o que os usuários precisam.
  2. Verificar quais informações estão disponíveis.
  3. Projetar e desenvolver a funcionalidade.
  4. Testar e lançar para o público.

Recomendações do Search Console

O Search Console não cobre apenas a performance, mas também fornece um sistema de recomendações para orientar os usuários sobre ações necessárias. As principais direções que o Google implementou incluem:

  • Centralização das informações relevantes.
  • Recomendações personalizadas para cada site.
  • Dados diversos e úteis.
  • Sistema leve e acessível.
  • Alertas menos urgentes do que e-mails.

Novas funcionalidades:

  • Query Trending Up – Identificação de termos de busca que estão em ascensão.
  • Host Status Failure – Alertas sobre falhas de disponibilidade do host.
  • 24 Hours View – Uma visão rápida das últimas 24 horas para identificar mudanças repentinas no tráfego.

Essas melhorias garantem que os administradores de sites tenham mais clareza sobre seu desempenho e possam agir rapidamente quando necessário.

Novidades na busca com Cherry Prommawin

Search Central Live 2025: confira o overview da Quality SMI!

Cherry Prommawin, do time de Webmaster Relationships no Google Asia, trouxe uma visão geral das atualizações do Google Search. Além dos Core Updates, ela reforçou que o foco deve ser sempre na qualidade do conteúdo, e não apenas em técnicas de otimização. "Continue fazendo um ótimo trabalho e aprenda com os sites que estão performando melhor", destacou.

Ela – que, diga-se de passagem, amou o nosso pão de queijo – também falou sobre a importância do Google Search Quality Raters Guidelines, documento que orienta os avaliadores de qualidade do Google a entender o que faz um site ser útil para os usuários.

AI Overview e Core Updates

Cherry explicou que os AI Overviews estão transformando a experiência de busca ao combinar os benefícios dos Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) com os resultados de alta qualidade da web. Atualmente, essa funcionalidade já está disponível em mais de 100 países e atinge mais de 1 bilhão de usuários globalmente.

Sobre as Core Updates, Cherry destacou que elas não funcionam como penalizações, e sim como ajustes para melhorar a qualidade geral dos resultados. Assim, não há uma "recuperação" específica, como ocorre em atualizações voltadas para spam. O foco deve estar sempre na produção de conteúdo de alta qualidade, criado para os usuários, e não para os mecanismos de busca.

O que é qualidade para o Google?

Para reforçar as diretrizes de qualidade, Cherry citou as Search Quality Raters Guidelines, um conjunto de diretrizes utilizadas por avaliadores independentes para medir a qualidade dos resultados antes do lançamento de atualizações. Esses avaliadores não afetam diretamente o ranqueamento de sites individuais, mas ajudam o Google a entender o que funciona melhor para os usuários.

Além disso, Cherry compartilhou algumas recomendações para os profissionais de SEO:

  • Priorizar conteúdo útil, bem produzido e relevante.
  • Observar o que os concorrentes bem ranqueados estão fazendo melhor.
  • Utilizar o Google Search Console e o Google Trends para identificar tendências e oportunidades.
  • Não focar apenas em fatores isolados, mas sim na experiência completa do usuário.

Google Trends e jornalismo de dados com Simon Rogers e Omri Weissman

Search Central Live 2025: confira o overview da Quality SMI!

Simon Rogers, Data Editor do Google, trouxe um dos momentos mais esperados: a apresentação do Year in Search 2024. No relatório, os breakouts variaram entre temas sérios como incêndios em Los Angeles e os Jogos Olímpicos de Paris (com Rebeca Andrade e Simone Biles), até tendências pop como "Brat", de Charli XCX, e "Cowboy Carter", de Beyoncé.

Omri Weissman complementou o papo trazendo a importância do Google Trends como um “estetoscópio para ouvir o mundo”. Ele mostrou como os dados de busca podem revelar tendências globais e até ajudar em análises econômicas e de saúde pública. Weissman explicou que, quando há um surto de gripe em uma região, por exemplo, é possível identificar isso através do Google Trends, já que os usuários de uma mesma comunidade começam a pesquisar sobre sintomas e remédios.

Google - Year in Search 2024

Google Search Console + Google Analytics com Daniel Waisberg

Search Central Live 2025: confira o overview da Quality SMI!

Daniel Waisberg, Search Advocate do Google, abordou um tema fundamental para quem trabalha com SEO: como usar Google Search Console (GSC) e Google Analytics (GA) juntos. Ele explicou que:

  • O GSC analisa o que acontece antes da pessoa entrar no site, enquanto o GA foca no comportamento após a entrada.
  • Discrepâncias entre cliques e sessões podem acontecer por diferenças nos modelos de atribuição e na forma como os dados são capturados.
  • O Looker Studio pode ser uma ferramenta poderosa para visualizar e integrar essas métricas de forma mais clara.

Aliás, o próprio Daniel também é de Belo Horizonte, assim como Bruno Possas. Representatividade mineira no Google? Temos! 😆

Parcerias de notícias com Fabiana Zanni

Para fechar com chave de ouro, Fabiana Zanni, Head of News Partnerships no Brasil, falou sobre como o Google tem apoiado o ecossistema de notícias há mais de 20 anos. Desde o Google News, criado em 2002, até ferramentas mais recentes como Pinpoint e NotebookLM, o objetivo sempre foi fortalecer o jornalismo digital.

Search Central Live 2025: confira o overview da Quality SMI!

A empresa colabora com veículos jornalísticos por meio de produtos, programas e parcerias, como:

  • Google News: criado em 2002 após os atentados de 11 de setembro, o Google News revolucionou o acesso a informações confiáveis.
  • Digital News Initiative: projetos para fortalecer o jornalismo digital e auxiliar veículos a aumentar sua receita.
  • Ferramentas para jornalistas:
    • Pinpoint: facilita a análise de documentos extensos para reportagens investigativas.
    • NotebookLM: ajuda jornalistas a organizar informações.
    • Google Trends: permite entender melhor o que está captando a atenção do público.
    • Ad Manager e Reader Revenue Manager: auxiliam na monetização de conteúdo.
    • Google Cloud: soluções para análise de dados e armazenamento seguro.

E para encerrar...

Além de muito conteúdo, o evento foi uma experiência completa. Começamos com um café da manhã cheio de snacks, tivemos um brunch reforçado por volta das 11h45 (com mais pão de queijo, claro!) e um almoço delicioso para fechar com chave de ouro. No final, todo mundo saiu com uma garrafa térmica personalizada do Search Central Live 2025 para lembrar desse dia incrível.

A Quality SMI conferiu tudo de perto e já está aplicando os aprendizados nas estratégias de SEO e marketing digital. Até a próxima! 🚀

Newsletter

Junte-se À Nossa Newsletter

Receba novidades e dicas de marketing digital da Quality SMI e fique por dentro das últimas notícias e informações sobre o mundo do Marketing Digital.