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Por que incluir o email marketing na minha estratégia digital? Conheça as vantagens

O email marketing, de forma sintetizada, é a utilização do e-mail como ferramenta de conexão e publicidade da empresa para com os seus consumidores e/ou leads. Provavelmente, você já recebeu algum email desse tipo com ofertas de passagens aéreas, hospedagens em hotéis, promoções e até mesmo confirmações de compras on-line.

Ao estabelecer um contato direto com seus clientes e com clientes em potencial, as empresas conseguem também deter um maior controle, com maior previsibilidade de alcance e uma comunicação em formatos personalizados. É mais uma forma de estreitar a relação com o cliente, nutrir seus leads, promover conteúdos em geral, como blogposts, infográficos, webinars, e-books e demais materiais ricos e valiosos, impulsionando, ainda que de forma indireta, sua marca e suas vendas.

Por muito tempo, o e-mail marketing não foi um recurso bem aproveitado pelas empresas, servindo apenas para disparos em massa que, por sua vez, passaram a ser mal vistos, tanto aos olhos do público, quanto para os próprios servidores de e-mail. Atualmente, há alguns padrões que devem ser seguidos para o desenvolvimento de uma relação eficiente e construtiva com seus clientes e leads com esse recurso, até mesmo para que o seu email marketing não seja penalizado.

Antes de qualquer coisa, é fundamental criar uma boa rede de contatos com o email marketing!

Lembre-se de nunca, em hipótese alguma, comprar listas de e-mails. Algumas empresas, com o intuito de alavancar suas vendas ou divulgar um novo serviço/produto, costumam recorrer a essa alternativa, mas é importante saber que, além desta prática ser considerada um crime previsto pelo Código Penal por violar a privacidade das pessoas, também é uma péssima estratégia para conquistar clientes ou até mesmo leads.

Isso se deve ao fato de que sua lista de emails deve ser construída com o consentimento das pessoas detentoras daqueles respectivos endereços de emails. Ao ter essa permissão, você também está certificando que o usuário tem interesse, de fato, em receber os seus conteúdos e que faz parte do seu público-alvo (ainda que, a princípio, ele não tenha interesse algum em adquirir seus serviços e/ou produtos).

Essa construção orgânica da lista de emails pode se dar de diversas formas, como veremos a seguir, com os recursos mais comuns para essa captação.

Como consolidar uma lista de emails orgânica e assertiva?

Já sabemos que, no Inbound Marketing, o famoso “Marketing de Atração”, o cliente ou lead vai até você, e não o contrário. Para o email marketing, não poderia ser diferente: geralmente, em blogs, para ter acesso a um conteúdo mais valioso e que demanda maior empenho em seu desenvolvimento, é comum que empresas e marcas solicitem o e-mail do cliente ou lead para que ele receba esses materiais.

Geralmente, esses conteúdos são e-books, infográficos, webinars, vídeo-aulas, planilhas, templates e mais uma série de materiais que podem ser valiosos à sua persona. Você pode perceber que é muito comum a utilização de landing pages ou pop ups enquanto lê alguma matéria e, na maioria das vezes, essas ferramentas estão situadas em partes estratégicas: elas podem aparecer ao abrir uma matéria, em banners ao final de artigos ou até mesmo em trechos específicos do texto, dando maiores informações sobre um assunto que foi citado de forma abrangente.

Com isso, clientes e leads são conquistados e costumam dar permissão para receber seus e-mails, já que eles receberão uma “recompensa” por terem concedido este dado. Além de auxiliar na captação e conversão de leads, o email marketing é uma ferramenta fundamental para estabelecer uma relação duradoura e valiosa com as pessoas.

Após consolidar a lista de emails, que tipo de conteúdo posso enviar aos usuários cadastrados?

O email marketing concede uma série de possibilidades para que você possa fornecer materiais ricos e valiosos aos clientes e leads. Você poderá encaminhar, a princípio, um email de boas vindas e, posteriormente, de forma periódica, e-mails promocionais de seus produtos ou serviços e e-mails informativos, sempre personalizando os conteúdos e direcionando-os para as pessoas que poderão se interessar com maior facilidade naquele material.

É importante atentar-se à frequência de envios desses emails, não enchendo a caixa de entrada dos usuários e também não criando intervalos muito longos ao ponto dele sequer lembrar que se cadastrou para receber seus conteúdos. Também deve se considerar que a frequência seja padronizada e que esses e-mails sejam customizados de alguma forma, a fim de que as pessoas que os recebem estabeleçam uma relação mais humanizada e pessoal com sua marca/empresa.

O email marketing ainda é essencial para nutrir e educar os seus leads, preparando-os para se tornarem clientes em ocasiões futuras, sendo também substanciais na fase pós-venda, para que os consumidores voltem a adquirir seus produtos e serviços mais vezes.

Além disso, vale destacar que é uma ferramenta com um excelente custo-benefício, uma vez que não é necessário ter muitos recursos para colocar o email marketing em prática. Essencialmente, você precisará apenas da ferramenta de email marketing, de um domínio e de um profissional para desenvolver esses emails.

Você poderá, por exemplo, enviar emails semanalmente, para divulgar um conteúdo novo publicado em seu blog, newsletter e demais materiais que deseja promover.

Quais as características de um bom email marketing?

Além do email marketing ter uma formatação muito característica e singular, é natural que eles, normalmente, apresentem textos curtos, uma interface visual mais limpa e uma linguagem que se adequa perfeitamente ao seu público, em tom amigável, de conversa, sabe?

Para construir um bom email marketing, é fundamental ter informações sobre a sua persona, estabelecer que tipo de conteúdo será enviado para cada perfil de cliente com a segmentação da sua base de emails, definir metas e objetivos, além de, é claro, ter um calendário para o envio. Você poderá aproveitar datas comemorativas (natal, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados black friday, entre outras), para contextualizar seus e-mails.

Dessa forma, seu negócio poderá obter sucesso utilizando estratégias de email marketing, consolidando uma relação duradoura, humanizada e estreita com o seu público, convertendo e qualificando os seus leads e ainda estabelecendo um contato com os consumidores na fase pós venda.