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Plano de marketing digital passo a passo: saiba como fazer sua estratégia de conteúdo!
As empresas têm se atentado cada vez mais à importância do plano de marketing digital, mas é preciso saber como colocá-lo em prática. Continue lendo e saiba o passo a passo!
Independente de qual segmento você atue ou de qual seja o porte de sua empresa, há etapas que são básicas para todos os contextos. Assim como em receitas culinárias, talvez a gente deva fazer algum ajuste aqui e ali, mas, de modo geral, há um padrão quando se pensa no plano de marketing digital e um passo a passo, por isso, vamos tentar te ajudar de forma sucinta através deste artigo.
Antes de “pôr a mão na massa” e sair produzindo conteúdos, fazendo posts nas redes sociais ou definindo os objetivos do plano de marketing digital, é preciso fazer a pesquisa e análise de cenário!
1 - Pesquisa e análise de cenário
O que é que a sua concorrência anda fazendo? É importante saber como as empresas do mesmo segmento estão trabalhando seus respectivos planos de marketing digital e o que estão fazendo efetivamente na Internet. Em quais mídias estão mais presentes? Qual a frequência de postagem de conteúdo? Essas são algumas das questões que devem ser respondidas.
Outro fator importante na etapa de pesquisa e análise de cenário para a criação do planejamento de marketing digital passo a passo é atentar-se às tendências e movimentos da rede. O que a minha audiência anda consumindo? Em quais redes sociais ela está presente?
Por fim, mas não menos importante, dê total enfoque no seu público-alvo: busque saber seus hábitos de consumo online e offline, indicadores sociais, e tudo para poder desenhar um padrão assertivo e definir a sua persona.
Começar o seu plano de marketing digital com uma boa pesquisa torna o resto do caminho mais simples e evita o surgimento de problemas posteriores.
É importante saber que o trabalho de pesquisa e análise de cenário tem ganhado cada vez mais a atenção das empresas, sejam elas do ramo de marketing digital ou não. A título de exemplo, podemos citar a AlmapBBDO, que desenvolveu a Novas Conversas, uma plataforma utilizada no mapeamento de tendências e discussões no mundo virtual.
É claro que nem todas as empresas dispõem de recursos para a criação de plataformas como esta, mas existem diversas ferramentas que estão disponíveis há tempos, são gratuitas e podem ser usadas no seu plano de marketing digital.
Finalizando a etapa de pesquisa e análise de cenário, você está pronto para a fase 2, que consiste na identificação do problema de comunicação do seu negócio!
2 - Identificação do problema de comunicação
Apenas o fato de precisar de um plano de marketing digital já pressupõe um problema de comunicação ou uma oportunidade de alavancar as vendas que ainda não foi 100% aproveitada. É importante ter o problema de comunicação evidente no seu planejamento, uma vez que ele dá as diretrizes para a definição dos objetivos.
Em outras palavras, o problema precisa ser descrito de forma clara, pois ele será fundamental na delimitação dos objetivos, que são parte importante do plano de marketing digital, compondo a terceira etapa:
3 - Definição dos objetivos do plano de marketing digital
Definido como uma das principais bases do seu plano de marketing digital, a delimitação dos objetivos parte da identificação do problema de comunicação, como vimos anteriormente, portanto, todos os direcionamentos que forem estabelecidos devem ter como objetivo atender o que foi colocado nesta etapa.
Falando de maneira mais prática, podemos traduzir a delimitação dos objetivos em perguntas como: qual o público que eu quero alcançar? O que eu quero comunicar à minha audiência? Qual o resultado esperado do plano de marketing digital?
Tendo os objetivos previamente delimitados, com base na identificação do problema e dada à pesquisa e análise de cenário, você está preparado para a quarta etapa.
4 - Definição da linguagem de comunicação, formatos e plataformas
Quando falamos sobre a definição da linguagem e dos formatos de conteúdo, estamos em uma fase mais sólida do plano de marketing digital, na qual é possível desenvolver o planejamento do conteúdo, definir qual será a linguagem adotada pela empresa, quais os formatos e redes sociais usados na estratégia, entre outros aspectos.
Se, com a pesquisa de público, conseguimos entender onde nossa audiência está, é na definição de linguagem e dos formatos que sabemos como vamos nos comunicar com o público-alvo e qual será a linguagem adotada. Dado isso, estamos prontos para a etapa 5: entregas!
5 - Entregas
Sem muitas delongas, a fase de entregas é quando será definido o período de execução do plano de marketing digital, bem como a frequência de posts, publicações, artigos e demais recursos. É com as entregas que conseguimos verificar o volume de produção de conteúdo, quantificar e mensurar esse trabalho.
A etapa de entregas é importante sobretudo para dar embasamento ao tempo que será investido e ao orçamento que será direcionado para o plano de marketing digital. (Ex.: Em 3 meses, serão produzidos 60 conteúdos nos formatos x, y e z).
6 - Calendário
É claro que, para termos as entregas, elas terão que ser distribuídas dentro do período de execução do plano de marketing digital. É nessa fase que será definida a frequência e periodicidade de publicação do conteúdo.
Através do calendário, é possível definir dias e horários que cada um dos conteúdos irá ao ar, e também deve haver um estudo de timing para isso. (O meu público costuma acessar com maior frequência a rede social em qual dia e horário?)
7 - Valor investido na produção de conteúdo e/ou mídia
Cumprindo todas as etapas anteriores, chegamos à uma fase crucial para a execução do plano de marketing digital, que diz respeito à viabilidade do projeto e qual será o investimento (produção + equipe + eventuais impulsionamentos de conteúdo).
Seguindo cada uma dessas etapas, é possível tirar a estratégia do papel e executá-la de fato, sempre considerando a realidade, porte e segmento do seu negócio.
Existem agências de marketing digital especializadas no desenvolvimento e execução do plano de marketing digital como a Quality SMI, que acumula mais de 10 anos em atividade no mercado e já atendeu mais de 500 clientes que variam entre indústrias, empresas e lojas, tanto do segmento B2B quanto B2C.
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