Blog

Metas SMART: aprenda o que são e como elas podem auxiliar no crescimento do seu negócio!

As metas SMART podem auxiliar significativamente na organização e no crescimento do seu negócio. Continue lendo para entender melhor!

Metas Smart

As metas movem a nossa vida, seja no âmbito pessoal ou profissional, sempre direcionando ações e esforços para um fim ou algo desejado, mas, sobretudo no mundo corporativo, é importante adotar metas compatíveis com o negócio e verificar o quão viáveis elas são, já que elas poderão auxiliar no crescimento da empresa através da melhora na produtividade dos colaboradores.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para falar um pouco mais sobre a técnica das metas SMART, amplamente adotada por empresas e negócios de diferentes segmentos e portes, que auxilia objetivamente na definição de diretrizes e planos, ajudando também a alcançá-los.

A sigla SMART vem do inglês Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time-bound (Temporal). Em suma, as metas SMART funcionam como uma forma de checklist, onde são feitas avaliações e verificações de cada um destes aspectos no âmbito corporativo, de modo a observar a viabilidade de cada meta, visando sempre atingir o objetivo almejado pelo negócio.

Ao seguir os cinco passos da técnica de metas SMART, é possível criar metodologia, trajetória e obter resultados claros, aos quais os esforços serão direcionados para atingi-los.

Metas Smart

Metas SMART: Specific (A meta deve ser específica)

Como vimos anteriormente, o S de SMART vem do inglês Specific (Específico): na prática, isso quer dizer que todas as metas estabelecidas devem ser específicas. Trazendo um pouco mais para o contexto da vida pessoal, não adianta apenas dizermos frases como “quero economizar meu dinheiro” ou “quero fazer uma graduação”. É preciso adotar critérios e meios para atingir esses objetivos, garantindo que a meta não seja vaga.

No contexto empresarial, é importante evitar metas vagas como “aumentar as vendas”, “aumentar o faturamento” e coisas do tipo: na realidade, ter essas frases vagas como metas não diz nada sobre como esse objetivo será atingido. Por isso, antes de definir a meta, proponha-se a responder algumas perguntas, como o que se deseja alcançar, qual o percentual de aumento de vendas se deseja ter, quanto você dispõe de pessoas envolvidas para que a meta seja atingida, entre outros fatores.

Assim, fica mais fácil que as metas se concretizem, de fato, e não sejam meros desejos. Então, ao invés de estabelecer como meta “aumentar as vendas”, tente ser mais específico, adotando algo próximo de “aumentar as vendas em 20% em três meses”. Isso nos levará à segunda letra da sigla das metas SMART.

Metas Smart

Metas SMART: Measurable (A meta deve ser mensurável)

Agora que entendemos a importância das metas estabelecidas serem específicas, é importante saber também que elas precisam ser mensuráveis. Atentando-se ainda ao último exemplo, uma meta como “aumentar as vendas em 20% em três meses” consegue ser específica e mensurável ao mesmo tempo.

Ao estabelecer o quanto você quer aumentar as vendas e em quanto tempo, é mais fácil para saber o quão próximo o seu negócio está de atingir aquele resultado - ou entender o quanto falta para aquele objetivo seja atingido. Por isso, indicadores são fortes aliados das metas estabelecidas, como é o caso do Google Analytics, que nos ajuda a mensurar os resultados do site da empresa.

Esses indicadores não precisam ser necessariamente números ou métricas: qualquer dado que possibilite o acompanhamento do desenvolvimento ou a mudança de situação é válido.

Metas SMART: Attainable (A meta deve ser atingível)

Tão importante quanto a meta ser específica e mensurável, é ela ser atingível. Não adianta estabelecer números nada viáveis com a situação atual do seu negócio, não dispondo de colaboradores ou de investimento suficiente para que se alcance o número x em tempo y. Ter os pés no chão é parte fundamental para estabelecer metas compatíveis com o momento da empresa.

Por isso, faça uma análise do histórico do negócio e consulte os seus colaboradores envolvidos com a meta para verificar o quão viável ela é.

Metas SMART: Relevant (A meta deve ser relevante)

Agora que sabemos que as metas precisam ser específicas, mensuráveis e tangíveis, é válido ressaltar que elas devem ter alguma relevância para o seu negócio, visando sempre proporcionar resultados e efeitos positivos, seja no lucro, número de clientes, faturamento, aumento das vendas, entre outros aspectos.

Outro fator que entra em questão quando falamos da relevância da meta está no engajamento e comprometimento com os profissionais envolvidos: quanto mais relevante for a meta, mais os colaboradores se sentirão engajados e comprometidos com ela, fazendo de tudo para que ela se concretize.

Metas SMART: Time based (A meta deve ser temporal)

Por fim, mas não menos importante, toda e qualquer meta estabelecida deve ser temporal, isto é, deve ter um prazo para que seja concretizada. Sempre levando em consideração os demais fatores para também não estabelecer um prazo extremamente incompatível e almejando grandes resultados em um curto período, mas é importante que o tempo para a execução e direcionamento de esforços sejam definidos.

Assim, você terá uma espécie de data-limite para que o tempo não se torne abstrato e as metas se concretizem em uma semana, um mês ou um ano, dependendo do seu grau de complexidade.

Melhore a produtividade do seu negócio utilizando técnicas de metas SMART!

Metas Smart

Tendo em vista tais fatores, é importante pensar sempre na viabilidade da meta que se pretende atingir, pensando se ela é específica, mensurável, atingível, relevante e temporal o suficiente. Ao fazer todo esse checklist e a sua meta cumprir tais requisitos, fica mais fácil torná-la real e tirá-la do papel.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as técnicas de metas SMART e quer continuar aprofundando seus conhecimentos em estratégia, gestão e conteúdo, talvez poderá se interessar também pelos artigos abaixo: