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Google Core Updates: Qual o impacto no seo do seu site?
Com a evolução das tecnologias e dos algoritmos, os padrões nos mecanismos de busca do Google estão sempre sendo atualizados. Entenda mais sobre como funcionam as Google Core Updates e melhore o SEO do seu site!
Periodicamente, o Google realiza atualizações em seus sistemas para ampliar como é realizada a avaliação dos sites e conteúdos alocados em seu buscador, isso ficou conhecido como Google Core Updates.
A empresa faz implementações em seus algoritmos, com o intuito de continuar a entregar conteúdos relevantes nas SERPS (páginas de resultados do buscador) para os usuários que fazem pesquisas em seu sistema. Assim, quando isso ocorre, a empresa geralmente avisa em seu Blog e no Google Search Status Dashboard, mas nem sempre fornece grandes detalhes do que foi alterado.
Nesse sentido, nem todas as mudanças realizadas são facilmente sentidas e notadas logo de cara, entretanto, existem aquelas que são mais significativas e, claramente, podem colocar seu posicionamento online “em xeque”, caso não siga as políticas estabelecidas pelo Google.
Com isso em vista, alguns sites podem ter impactos positivos no tráfego orgânico e outros podem sofrer drásticas quedas no ranking do principal mecanismo de busca, depois de um Google Core Updates. Por conta disso, é essencial que as empresas de Marketing Digital e SEO (Search Engine Optimization) estejam antenadas nas mudanças e revejam suas estratégias atuais. Principalmente agora, já que o Google vem realizando atualizações de forma mais constante.
Então, continue a ler nosso Blog Post para entender os fatores de impacto das atualizações do Google Core Updates, como segui-los para que seu site seja afetado positivamente pelos core updates, as maneiras para monitorar os efeitos delas e como agir se sua relevância cair. Seguir essas instruções e ficar atento é o que vai diferenciar o seu SEO do seu concorrente!
Quais os principais fatores de impacto do Google Core Updates no SEO?
Antes de mais nada, é importante saber que as mudanças realizadas em cada um dos Google Core Updatesnão são direcionadas a um site ou nicho específico, mas sim para aumentar a relevância de maneira geraldos resultados pesquisados e apresentados aos usuários Google. Tendo isso em mente, veja quais osprincipais fatores considerados para gerar impactos positivos e negativos em seu site, segundo
- ● Conteúdo Útil e de Qualidade: o conteúdo é um dos principais princípios nas estratégias de SEO, uma vez que ele é um dos determinantes da relevância do seu site online. Ter um conteúdo de qualidade faz com que os usuários do seu site entendam do produto que está vendendo e, ainda mais, notem a sua especialização no assunto. Dessa maneira, o buscador do Google entende que seu site é qualificado para aparecer nas melhores posições e, por consequência, faz com que as pessoas queiram acessar ele para suprir suas necessidades.
- ● Site otimizado para SEO: além, de um conteúdo de qualidade, é importante que seu site tenha sido criado seguindo as boas práticas do W3C e de SEO, em conjunto a isso, deve seguir as políticas que o Google emprega para cada site com as páginas indexadas. Dito isso, o mecanismo de busca prioriza sites bem organizados e estruturados, que utilizam bem as tags, possuem URLs claras, tem palavras-chave estratégicas no conteúdo.
- ● Foco na experiência do usuário: para que os outros passos estejam de fato sendo cumpridos, a experiência do usuário (UX) deve ser a melhor possível com seu site. Uma vez que as pessoas procuram resultados assertivos em suas buscas e nos locais que estão entrando. Então, sites que possuem melhor usabilidade, ou seja, fácil navegação, carregam em suas páginas rapidamente, possuem design responsivo e segurança na navegação, têm maiores chances de serem “bem vistos” pelo Google.
Dessa maneira, esses três pilares que fazem parte das estratégias de SEO seguidas pelas principais empresas e seus desenvolvedores fazem com que elas sejam mais beneficiadas pelo Google Core Updates.
Imagino que ainda possa estar com dúvida quanto aos três tópicos, então abaixo trago alguns tópicos de como melhorar seu SEO, a partir do conteúdo, da otimização e com foco para uma ótima UX e que esteja pronta para se manter caso haja novas Google Core Updates.
Um detalhe importante!
Antes da dica em si, o Google utiliza a métrica E-E-A-T para medir a qualidade do conteúdo em um site. Nessa lógica, cada um dos termos da sigla significa: Experience (Experiência), Expertise (Especialização), Authority (Autoridade) e Trusty (Confiança). O primeiro termo, experiência, foi adicionado com intuito de avaliar melhor os conteúdos criados e a forma como eles se direcionaram para contribuir e qualificar o site com a relação da experiência do usuário.
Junto disso, ele também analisa quem escreveu o conteúdo, se foram pessoas especializadas na temática, ou seja, englobando, a expertise, a autoridade e a confiança empregadas nos sites.
Ao final do ano de 2022, o Google implementou um sistema que é focado em verificar a qualidade dos conteúdos para os usuários: Sistema de conteúdo útil da Pesquisa Google e seu site.
Como posso criar conteúdo que seja relevante para os resultados de pesquisa e que sigam o Google Core Updates?
Proporcionar conteúdos de alta qualidade é um dos principais pilares para o SEO. Isso ocorre porque o Marketing de Conteúdo é uma maneira de mostrar seu domínio quanto ao assunto e segmento que a sua empresa possui, apresentando informações relevantes e originais que os usuário geralmente pesquisam, atrelando-se a cada nova atualização do buscador. A partir disso, para iniciar a construção do seu conteúdo:
- 1 - Pesquise palavras-chave: antes de começar a escrever, é essencial entender quais palavras-chave são relevantes para o seu negócio. Utilize ferramentas de pesquisa de, como o Semrush, para identificar termos mais buscados pelos usuários da sua área.
- 2 - Crie conteúdo original: não copie conteúdo de outros sites, pois os últimos Google Core Updates demonstraram que o mecanismo dá preferência para conteúdo original e autêntico. Então, seja criativo e ofereça informações úteis e educacionais para que seus leitores criem ligação com o que é escrito.
- 3 - Mantenha o conteúdo atualizado: conteúdo relevante não é apenas sobre criar algo novo, mas também manter o que você já tem atualizado, logo, revisite seus conteúdos antigos e adicione novas informações que tenha surgido.
- 4 - Legibilidade e Organização: além do conteúdo ser bem produzido quanto às informações, é necessário que ele esteja escrito de modo claro e fácil para que seus leitores entendam. Juntamente, estruture as informações de maneira organizada e lógica sobre o tema.
- 5 - Evite praticar Black Hat: o Black Hat é um conjunto de técnicas empregadas no conteúdo para tentar forçar o posicionamento, porém isso vai contra as boas práticas de SEO e é visto com maus olhos pelas Google Core Updates.
Desse jeito, o seu marketing de conteúdo deve ser bem pensado e alinhado com suas estratégias de SEO, também sendo pautado em estar em conformidade com as atualizações do Google.
Como posso otimizar a estrutura do site para SEO para melhorar a experiência do usuário?
Atrelado ao desenvolvimento do seu conteúdo, a cada novo lançamento do Google Core Updates, seu site pode necessitar de mudanças na estrutura do código para se adequar às políticas e, por consequência, conseguir melhorar e manter seu posicionamento no ranking.
Em razão disso, aqui vão algumas dicas simples que vão ajudar seu site a ter uma usabilidade que melhore a experiência dos seus usuários, ainda seguindo o Guia de SEO do Google.
Garanta um design responsivo: tenha certeza de que o seu site seja responsivo, isto é, que ele se ajuste automaticamente a diferentes dispositivos e tamanhos de tela, proporcionando uma experiência de usuário consistente em smartphones, tablets e computadores.
Site com navegação intuitiva: torne a navegação do seu site o mais intuitiva e dinâmica possível. Por isso, use menus claros e categorias bem definidas para ajudar os usuários a encontrar facilmente o que estão procurando.
Velocidade de carregamento: otimize a velocidade de carregamento do seu site para garantir que as páginas carreguem rapidamente. Você pode comprimir imagens, minimizar códigos e utilizar técnicas de cache para melhorar a velocidade de carregamento das páginas.
Use URLs amigáveis: crie URLs que sejam claras quanto ao conteúdo das suas páginas e lembre de colocar a palavra-chave do conteúdo, porque isso facilita o rastreamento e indexação dela pelo Google.
Mantenha a segurança: sites seguros são uma prioridade para os usuários da Web, por conta disso, adicione camadas de segurança em suas páginas utilizando HTTPS.
Como vimos no início do tópico, as dicas são simples, porém, segui-las à risca faz total diferença, principalmente quando um novo Google Core Update for anunciado, assim, você estará pronto para enfrentar os seus possíveis impactos.
Como monitorar o desempenho do site após um Google Core Update?
Com o lançamento de um novo Google Core Update e sua implementação, você terá que medir como isso pode ter afetado o posicionamento do seu site, uma vez que suas páginas podem subir ou cair no ranqueamento geral do buscador.
Para fazer essa análise, é necessário utilizar ferramentas que consigam identificar essas mudanças, seja por meio da análise de SEO, com a ferramenta já conhecida por aqui (o Semrush), por meio do tráfego orgânico e da taxa de conversão.
Quanto ao tráfego orgânico, ele pode ser medido através do Search Console, que é a ferramenta do próprio Google para que os donos dos sites possam acompanhar como o desempenho do site está.
Um aviso: para verificar esse painel, é importante que tenha sido colocada tags de rastreamento diretamente no código do site e o cadastramento nos sistemas de pesquisa Google.
Quanto tempo leva para os Google Core Updates serem totalmente implementados?
Não existe um tempo padrão para quando um Google Core Updates pode ser totalmente implementado no algoritmo do buscador, entretanto, desde que as últimas foram lançadas, é perceptível que, em pelo menos duas semanas, os efeitos começam a aparecer.
Por esse motivo, é importante que sua equipe de analistas de SEO esteja preparada para medir os impactos na estratégia atual. Desse modo, as constantes atualizações fazem com que esses profissionais tenham de estar atentos a cada novo movimento do Google para se manter à frente nesse universo digital.
O que fazer se a relevância cair após um Google Core Update?
Aconteceu uma nova atualização do Google Core Updates e seu site sofreu um impacto negativo? Se esse é o seu caso, volte no tópico anterior e comece imediatamente uma análise do que pode estar ocorrendo e por que seu site sofreu queda de posicionamento.
Porém, se o prazo de 14 dias não tiver acabado, é comum que ocorram flutuações no posicionamento do sistema até que seja estabilizado novamente. Mas se o seu caso for depois desse período, veja o que fazer:
Realizando a análise, ela deve apontar que algum dos pilares pode não estar sendo seguido, ou até mesmo, alguma das políticas do Google não foi cumprida, logo seu site começou a sofrer “punições”.
A partir da análise, talvez seja necessário criar novos conteúdos, atualizar os antigos com novos dados e até mesmo excluir alguns. Além disso, verifique se a estrutura de responsividade do site e outros parâmetros de codificação estão de acordo com as últimas publicações do Google Core Updates.
Com isso, suas estratégias de SEO vão ser aprimoradas e seu posicionamento pode voltar e até ficar melhor. A palavra-chave para esses casos é “paciência”. Seguindo as normas do Google, suas mudanças e fazendo trabalhos de reforço, sua empresa continuará bem posicionada no mundo online.
Portanto, ao final desse texto, é possível dizer que o Google Core Update não é algo de difícil entendimento, mas que é necessário prestar atenção nas novidades que o Google lança, seja em suas redes sociais, quanto nos outros meios de comunicação que possuem
Dessa forma, lembre-se de criar conteúdos que sejam autorais da sua empresa, ricos em informação e que engajem seu público a continuar a acessar as páginas, mantenha seu site com uma estrutura para quaisquer dispositivos sempre respeitando as estratégias de SEO.
Espero que tenha entendido como funciona essa especificação do Google Core Update e o porquê da importância de acompanhar as evoluções no mercado do Marketing Digital, principalmente quanto a essa ferramenta tão importante para as empresas, que o Google se tornou!
Contrate a Quality SMI e tenha um site que siga os Google Core Updates!
Não fique em “xeque” com o Google Core Updates! Como no xadrez, é importante antecipar os movimentos que o mecanismo irá fazer e manter seu site e suas estreias sempre atualizadas. Por conta disso, é essencial contar com uma empresa especializada em todos os aspectos do Marketing Digital e do SEO voltados para o Google, e esse é o caso da Quality SMI!
Nossa empresa possui Certificação Google Partners e conta com profissionais altamente capacitados em todas as etapas da criação do site e de conteúdos relevantes e segmentados. Nossa equipe possui Designers UX, Desenvolvedores Web, Analistas de SEO e Redatores experientes. Todos compartilhando da mesma missão: fortalecer o seu posicionamento digital!