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Marketing orientado a dados: entenda a importância do Data Driven Marketing no seu negócio!

O marketing orientado a dados tem ganhado cada vez mais espaço, por isso, você deve entender a importância da aplicação do Data Driven Marketing nas empresas.

Driven Marketing

Os estudos em marketing digital são uma constante: se ferramentas entendidas como “tradicionais” têm mudado ao longo dos últimos anos, quem dirá o marketing digital, que é dinâmico por si só?

É importante entender, entretanto, que o Data Driven Marketing - ou simplesmente marketing orientado a dados - não é uma novidade: basicamente, consiste na análise de informações e dados coletados para a tomada de decisões e criação de estratégias personalizadas para o crescimento da empresa, através do alcance otimizado e assertivo de seu público-alvo.

Entendendo o Data Driven Marketing

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O que mudou de fato no marketing orientado a dados ao longo do tempo foi a expansão progressiva da Internet e o consequente surgimento (e aprimoramento) de ferramentas que proporcionam total controle na coleta e monitoramento desses dados, e também na segmentação da audiência, possibilitando que os recursos investidos sejam otimizados ao máximo.

Com o data driven marketing, é possível coletar dados através de interações com o cliente (utilizando pesquisas de satisfação, por exemplo) e, a partir disso, analisar as informações obtidas para entender sobre o estilo de vida, preferências, comportamentos e motivações da sua audiência, bem como apontar tendências. Ao viabilizar o acesso a tais informações, o data driven marketing fornece o direcionamento necessário para o planejamento e compra de mídia e na criação de mensagens criativas e personalizadas.

Segundo a Adverity, importante plataforma de data driven marketing, personalizar suas campanhas pode proporcionar um ROI de 5 a 7 vezes maior. Inclusive, dois em cada três dos principais profissionais de marketing reconhecem que as decisões baseadas no marketing orientado a dados são muito mais efetivas do que aquelas baseadas em instinto. O ZoomInfo afirma ainda que o marketing orientado a dados leva ao aumento da conversão e da aquisição de clientes, de acordo com 78% das organizações.

Como era antes, como é hoje:

O Data Driven Marketing diferencia-se do marketing tradicional principalmente porque, no início, as equipes de marketing tradicionais não dispunham dos mesmos recursos e ferramentas que temos hoje, então muitas das decisões não eram orientadas a dados, e sim tomadas com base em estudos limitados disponíveis no mercado na época, assim como suposições sobre o público-alvo (tentativa e erro, na prática). Isso implicava no investimento em muitas campanhas “às cegas”, porque os dados e informações eram mais restritos.

Com a ascensão e aperfeiçoamento do Data Driven Marketing, foi possível haver a interação com os clientes de forma otimizada, oferecendo propostas assertivas nos momentos mais adequados. Além disso, o marketing orientado a dados permite personalizar toda a experiência do cliente, segmentar sua audiência de forma apropriada, conquistar novos clientes e aprimorar as estratégias que já estão sendo utilizadas.

Apesar dos avanços do marketing orientado a dados estarem fortemente relacionados ao avanço da Internet, uma das técnicas iniciais em Data Driven Marketing precede o surgimento dela: foram os softwares de CRM (utilizados no gerenciamento de relacionamento com os clientes) que permitiram inicialmente que as empresas e marcas direcionassem mensagens específicas a determinados segmentos da população.

Os desafios na implementação do Data Driven Marketing - e como superá-los

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Como vimos anteriormente, o Data Driven Marketing está diretamente ligado com o sucesso no desempenho dos negócios, promovendo maior fidelização e satisfação dos clientes, aumentando significativamente a conversão de leads e aquisição de clientes. Mas, sabemos também que, além das vantagens, existem alguns desafios na implementação do marketing orientado a dados nas empresas.

A coleta de dados, por exemplo, pode ser difícil pelos profissionais de marketing não saberem inicialmente como ou onde encontrar os dados e informações, ou até mesmo por eles sofrerem exatamente com o excesso de informações disponíveis, não sabendo utilizá-las de maneira assertiva. Por isso, é importante saber quais plataformas e ferramentas utilizar para obter informações de interação com o cliente, analisando-as em conjunto e também de forma isolada.

Além da coleta de dados, reuni-los e mantê-los atualizados também é uma tarefa que demanda dedicação, esforço e tempo, principalmente quando você não dispõe de muitos recursos de automação e tem que trabalhar com planilhas manuais, por exemplo. Ao contar com um dashboard de marketing, você terá à sua disposição uma plataforma de análise e visualização que conecta e concentra todas as fontes de dados, exibindo as informações em ordem, de modo que você consiga utilizá-las de maneira eficiente e assertiva.

Afinal, como implementar uma estratégia de marketing orientado a dados?

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Antes de qualquer coisa, é essencial fazer uma boa análise de objetivos para então implementar o Data Driven Marketing, dessa forma, você consegue estabelecer previamente os dados que irá precisar para criar os perfis personalizados de clientes, entendendo a jornada dele de forma assertiva. Nessa parte da análise, também entram os KPIs (Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Desempenho, em tradução literal).

Além da análise, também é importante automatizar ao máximo os processos, e para isso, você deve contar com plataformas e dashboards de marketing inteligentes, intuitivos e que integram diferentes dados em um só lugar. Vale ressaltar que a plataforma deve ter um caráter colaborativo, de modo que não só o setor de marketing alimente-a, mas também os demais departamentos da organização, fornecendo informações e dados sobre suas respectivas equipes.

É preciso estar atento também às novidades do mercado, já que não só o Data Driven Marketing, mas diferentes conceitos e recursos do marketing digital estão em constante mudança. Por isso, o ideal é observar o trabalho de outras empresas e marcas que adotaram o marketing orientado a dados, atentando-se às tendências de mercado e como elas progridem ao longo do tempo.

Os KPIs devem ser acompanhados periodicamente e devemos observar se o Data Driven Marketing está acompanhando as métricas e indicadores, tendo em vista adotar plenamente as suas estratégias.

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