Blog
Como funciona o marketing digital nas mídias sociais?
Se você possui uma empresa e deseja ampliar ou melhorar a sua presença digital, ou até mesmo iniciar um negócio online através do e-commerce, é importante saber, ainda que de forma introdutória, quais são as possibilidades do marketing digital dentro das mídias sociais. Para isso, é fundamental compreender como essas mídias funcionam, como são estruturadas e para quê servem.
Mídias sociais x redes sociais
Estamos habituados a chamar o Facebook, o Instagram e outras plataformas de redes sociais, mas também vemos, por vezes, cunharem o termo “mídia social”. Na realidade, há alguma diferença?
Segundo especialistas, sim. O termo “rede social” sofreu mudanças ao longo do tempo, mas um dos primeiros registros em que ele aparece provém da sociologia e antropologia, e nada tem a ver com a tecnologia e sim com o agrupamento de pessoas com interesses em comum e que convivem no mesmo espaço. Dado isso, podemos considerar como exemplos de redes sociais: família, amigos, colegas da faculdade e/ou do trabalho, entre outros.
Mas por que é importante saber a diferença de redes sociais e mídias sociais?
Uma vez que entendemos rede social a partir da perspectiva do agrupamento de pessoas com interesses em comum e que convivem no mesmo espaço, podemos conceituar mídia social como um ambiente digital interativo que agrupa diversas redes sociais. Fez sentido? Em outras palavras, nas mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.), podemos adicionar pessoas de diferentes redes sociais do “mundo offline”.
Falando no mundo offline, inclusive, é importante destacar que as redes sociais offline estão separadas no tempo-espaço: muito dificilmente estamos com os familiares, amigos, colegas de trabalho e da faculdade ao mesmo tempo, certo? Já no mundo online, essas redes sociais convergem, pois o compartilhamento de um meme vai chegar no feed do nosso amigo, do nosso chefe e dos nossos tios.
A primeiro momento, essas relações podem parecer interessantes, mas as mídias sociais acabam sendo ambientes nos quais os ruídos comunicacionais ocorrem com frequência, por isso, é preciso ficar atento. Trazendo esse contexto à luz do marketing digital, conseguimos entender aqui a importância da segmentação de público-alvo para criação de campanhas, por exemplo.
A importância das mídias sociais para o marketing digital: alcance, ressonância e relevância
Com as mídias sociais, monitoramos para mensurar, e mensuramos para analisar. Conseguimos monitorar, por exemplo, o alcance, a ressonância e a relevância de uma publicação, e mensuramos para analisar a audiência, o engajamento e a influência.
O alcance é um indicador quantitativo e refere-se, por exemplo à quantas reações ou likes uma publicação conseguiu obter; quantas visualizações um vídeo do YouTube ou do IGTV teve, quantos seguidores uma personalidade ou página tem. Geralmente, as pessoas costumam olhar apenas o alcance e, embora seja importante quando aliado aos demais indicadores, sozinho, ele não consegue nos dizer muita coisa.
A ressonância, por sua vez, é um indicador quantitativo que nos diz quanto uma publicação conseguiu reverberar nas mídias sociais (quantos compartilhamentos teve no Facebook ou no Instagram? Quantos retweets no Twitter?)
Vale ressaltar que a ressonância é um indicador com alto grau de importância, pois quando um usuário compartilha a publicação, ele está expandindo-a de sua página original e levando ela para o seu feed e, consequentemente, para a sua audiência, atingindo pessoas que poderão conhecer determinado produto, serviço ou marca.
Por fim, mas não menos importante, a relevância é um indicador qualitativo e, sem mais delongas, vai nos informar o quão impactante foi o conteúdo para quem o recebeu, e costuma ser o indicador mais custoso de ser medido pelo seu grau de abstração, enquanto os demais são mais objetivos.
Um exemplo prático para medir relevância é quando um influenciador digital é contratado para a divulgação de um produto, serviço ou marca em si, e consegue um bom alcance e uma boa ressonância no seu publipost, mas por outro motivo que não seja o objetivo principal do investimento, como quando seus seguidores fazem comentários interessados na personalidade em si ou na sua vida pessoal, e não no que ela está divulgando, propriamente. Neste caso, a publicação teve bom alcance e boa ressonância, mas não foi relevante para o que se propôs.
Afinal, para que as mídias sociais servem na minha estratégia de marketing?
De forma geral e sintetizada, as mídias sociais expressam as diversas facetas da sociedade, nos mostram demandas de consumidores que não foram atendidas (seja parcial ou integralmente) e as oportunidades de mercado. Mas, basicamente, as mídias sociais são usadas no marketing digital para três coisas:
- Dar visibilidade: com as mídias sociais, é possível dar visibilidade à marcas, perfis, pessoas e conteúdos. Antes do crescimento exponencial do acesso da população à Internet, um dos maiores problemas que o marketing enfrentava era a falta de visibilidade à algumas demandas. Com a ascensão das mídias sociais, essas demandas passaram a ter visibilidade e, em paralelo, o mercado encontrou novas oportunidades de venda.
- Identificar a popularidade: Facebook, Instagram, Twitter e demais mídias trouxeram uma nova perspectiva quando pensamos em popularidade e poder midiático. Através dessas plataformas, é possível identificar o quão popular um perfil, um influenciador ou uma página é para com a sua audiência.
- Promover interatividade: Transformando efetivamente a forma como o público não só consome, mas se relaciona com as marcas, a promoção da interatividade difere-se da TV, Rádio e demais veículos de comunicação convencionais, que têm o consumidor/espectador muito mais passivo, tanto à informação quanto às propagandas e anúncios publicitários em si. Nas mídias sociais, o usuário quer se relacionar efetivamente com a sua marca, tirar dúvidas via Messenger, chat ou até mesmo através dos comentários. Dependendo da experiência que ele tiver, você conseguirá fidelizá-lo (ou, por outro lado, perdê-lo, caso ele tenha uma experiência ruim).
Vale destacar que os indicadores e métricas não podem e não devem ser analisados individualmente, apenas: é preciso considerá-los como um todo para que a sua estratégia de marketing digital nas redes sociais consiga atingir os objetivos almejados.
Por isso, para consolidar uma presença digital efetiva e que irá proporcionar resultados reais (seja aumentando o tráfego do seu site, melhorando a captação de leads ou ampliando a visibilidade de sua marca), é muito importante investir em uma equipe especializada ou contratar uma agência de marketing digital.
Caso tenha interesse e queira saber mais sobre mídias sociais, e-commerce e marketing digital, leia também: