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Agência de SEO: Alcance o Topo do Google!
Ter ao alcance o topo do Google não é uma tarefa fácil e é o desejo de diversas empresas com presença online. Fortalecer essa presença depende de boas estratégias e de uma agência de SEO especializada. Entenda mais sobre esse assunto!
Tem interesse ou está envolvido com o universo do Marketing Digital e caiu no nosso blog post sobre o que é uma agência de SEO e a importância dela para alcançar a primeira página e, ainda mais ambiciosos, alcançar o topo da primeira página? Bom, então você chegou na hora certa, porque esse artigo vai explorar toda a importância desse universo, apresentar conceitos seguidos pelos principais sites que estão na primeira página do maior buscador do mundo, o Google.
Quem nunca sonhou em ver o próprio site no topo dos resultados de pesquisa do Google? Esse é o sonho de qualquer negócio com a chegada do online — o que já é uma realidade há muitos anos!. No entanto, a jornada para conseguir alcançar esse objetivo envolve muito trabalho duro e pessoas especializadas no assunto.
Como bem sabemos, nos dias atuais, a internet (e o buscador) está saturado de sites e mais sites que estão competindo pelo mesmo espaço na tão sonhada página principal. Por conta desse cenário competitivo, e muitas vezes caótico, compreender bem o que é o SEO, suas estratégias e as políticas do Google é essencial para estar no páreo com os sites mais bem posicionados.
Tem certeza que está preparado para esse desafio? Então, venha conhecer mais da importância de contar com uma agência de SEO e como ela opera nesse universo polarizado de conteúdos e empresas.
Você sabe qual é a importância do SEO? O princípio para o seu processamento!
Já se perguntou por que alguns sites sempre aparecem no topo dos resultados de pesquisa, independentemente das constantes atualizações nos algoritmos do Google? A resposta está em estratégias de SEO bem pensadas e executadas. Os sites que ocupam essas posições cobiçadas não apenas conhecem as melhores práticas de SEO, mas também se adaptam continuamente às mudanças no comportamento do usuário e às diretrizes do Google.
Com isso em vista, é fundamental compreender que o SEO, ou Search Engine Optimization, não é apenas uma estratégia isolada, mas um conjunto de técnicas e práticas que visam otimizar um site para os motores de busca, que devem estar sempre em conjunto ao marketing pensado pelas agências de SEO.
Nesse panorama, quando aplicado corretamente, o SEO pode aumentar a visibilidade do seu site, atrair tráfego qualificado, melhorar a experiência dos usuários e, por conta disso, atrair leads para a sua empresa.
Para além, nesse universo, não se trata apenas de utilizar palavras-chave relevantes, embora isso seja profundamente importante. O SEO também envolve aspectos técnicos, como a velocidade de carregamento do site, a usabilidade em dispositivos móveis, a estrutura de links internos e externos, entre outros fatores fortemente estudados pelas agências de SEO.
Sendo assim, o objetivo do SEO é aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego orgânico (não pago) que um site recebe, melhorando sua posição nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave relevantes ao conteúdo do site.
Anote e Adote: as estratégias de SEO não são estáticas, elas precisam evoluir constantemente para acompanhar as mudanças nos algoritmos do Google e as tendências de pesquisa dos usuários.
Por que contar com uma agência de SEO é fundamental?
A resposta inicial para essa pergunta é bem simples: uma agência de SEO experiente está sempre atualizada com as últimas novidades e pode ajustar as estratégias de SEO conforme necessário para garantir que os sites permaneçam relevantes e bem classificados nos resultados de pesquisa do Google.
Para entender melhor, contar com uma agência de SEO especializada traz inúmeros benefícios para o seu negócio no mundo do Marketing Digital. Aqui estão algumas razões pelas quais essa parceria é fundamental:
1. Experiência técnica e conhecimento profundo:
Uma agência de SEO tem especialistas com conhecimento técnico aprofundado sobre Search Engine Positioning (ou Posicionamento em Mecanismos de Busca) e nos algoritmos que o Google implementa nas suas diretrizes. Nesse sentido, eles entendem as nuances do SEO, desde a pesquisa e análise de palavras-chave até a otimização de conteúdo e a construção dos sites. Assim, essa expertise técnica é crucial para criar estratégias eficazes que impulsionam seu site para o topo dos resultados de pesquisa.
2. Personalização das estratégias:
Sabemos que cada negócio é único, e uma abordagem única não serve para todos quando se trata de fazer SEO. Por essa razão, uma agência de SEO especializada irá analisar o seu negócio, seu público-alvo e seus concorrentes para desenvolver estratégias personalizadas que atendam às suas necessidades e especificidades. Logo, isso quer dizer que você receberá um plano adaptado às características do seu negócio, aumentando suas chances de sucesso.
3. Acompanhamento das tendências e atualizações:
Como já citado, o mundo do SEO está em constante evolução. Os algoritmos de busca são atualizados regularmente pelo Google, e como as pessoas vêm pesquisando também mudam, ao longo do tempo. Pensando nisso, uma agência de SEO dedicada se mantém atualizada das novidades,garantindo que suas estratégias estejam sempre alinhadas com as últimas regras do mercado. Desse modo, isso é essencial para manter seu site relevante e bem posicionado nos resultados de pesquisa.
4. Aumento do retorno sobre o investimento (ROI):
Investir em uma agência de SEO é uma decisão inteligente que pode gerar retornos significativos a longo prazo. Quando um site é bem otimizado e aparece nas primeiras posições dos motores de busca, ele fica mais propenso a atrair tráfego qualificado para se converter em leads e, possivelmente, clientes. Portanto, isso resulta em um aumento no seu ROI, tornando o investimento em SEO altamente lucrativo.
Descubra como alcançar o topo do Google!
Antes de continuarmos, espero que até esse ponto do artigo, você tenha conseguido compreender bem o que é e a importância do SEO para as estratégias de marketing digital de uma empresa que deseja ser o primeiro resultado ao ser buscada. Juntamente a isso, esteja ciente da necessidade de ter uma empresa especializada, no caso uma agência de SEO, para realizar os processos necessários para alcançar seu objetivo de chegar ao topo.
Porém, imagino que tenha deixado uma dúvida importante, você viu sendo citado ao longo do texto sobre: palavras-chave, criação de conteúdos para o público e a otimização do site. Mas afinal de contas, o que é cada uma dessas coisas e como elas são utilizadas? Continue a sua leitura para entender mais do assunto e pegar dicas valiosas que vamos passar, ok? Vamos adiante!
Pesquise as palavras-chave com foco no seu segmento!
Ao contratar a agência de SEO, os analistas de SEO que fazem parte da empresa devem começar a pesquisar melhor sobre o seu segmento, uma explicação meticulosa e um briefing bem elaborado devem ser o principal norte para isso. Diante disso, a primeira etapa é identificar as palavras-chave que as pessoas usam para encontrar negócios e sites como o seu. Para isso, é recomendável utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o SEMrush.
Além disso, as sugestões dos clientes são sempre bem-vindas para a agência de SEO, pois ela vai se adequar ao que faz parte dos seus serviços e produtos oferecidos. Depois de identificar as palavras-chave, é importante escolher aquelas que são mais relevantes para o seu negócio e que têm um volume de pesquisa significativo.
Para a construção final das palavras-chave, existem dois caminhos seguidos, as palavras genéricas (mais pesquisadas) e as palavras de cauda longa (com maior grau de especificidade). Por exemplo, digamos que seu segmento seja venda de tênis, você pode ter como palavra-chave genérica “venda de parafusos” e como cauda longa “venda de parafusos brocantes de aço”.
Dessa maneira, ter as palavras-chave bem definidas fará com que a construção do seu conteúdo seja bem desenvolvido e focado no público-alvo e fiel à empresa.
Crie conteúdo relevante para seu público!
As suas palavras-chave já estão definidas? Então é hora de você mesmo, ou os redatores da agência de SEO, começar a desenvolver cada um dos conteúdos textuais que farão parte do seu site.
Em primeiro lugar, é sempre viável contar com um redator especialista em SEO, uma vez que esse profissional domina as técnicas exatas para criar um conteúdo de qualidade e que siga as regras do Google para posicionar palavras-chave, como repetição do termo e quantidade de palavras. Principalmente, porque apresentar conteúdo de qualidade e relevante é um dos principais fatores de rankeamento que o Google utiliza
Tendo isso em mente, a construção do seu conteúdo deve seguir esses parâmetros, mas acima de tudo deve trazer, em seu corpo, informações valiosas para os usuários, a partir das palavras selecionadas.
Lembre-se, o usuário deseja sanar alguma necessidade que a sua empresa tem a expertise de fazer, e os conteúdos do seu site são a porta de entrada para isso. Dessa forma, seu site ganhará mais visualizações, interações e o Google enxergará isso com “bons olhos”.
No mais, outras dicas importantes na hora de pôr a mão na massa (que dizer, no teclado): escreva um texto de fácil entendimento e fluido, pode estruturá-lo em tópicos; seja original e não copie dos concorrentes; crie meta descrições e URLS amigáveis; use a criatividade atrelada a técnica para engajar seu público!
Otimização de estrutura e navegação! Como fazer?
Quase tudo está se encaminhando, entretanto, nem só de palavras-chave corretas e conteúdos bem escritos e formatados se faz o posicionamento no topo do Google. Para os algoritmos do buscador, a maneira como o site foi desenvolvido e os conteúdos aparecem no site é de extrema importância, pois ele fará uma leitura das páginas igualmente um usuário humano faz ao entrar nelas.
Por esse ângulo, ao começar a desenvolver a estrutura de navegação do seu site, a agência de SEO deve se preocupar na disposição dos elementos e das informações, contar com uma boa usabilidade do site é ponto positivo tanto para os seus usuários, quanto para o Google. A satisfação de achar rapidamente o que procura, torna esse indivíduo mais propenso a continuar nas páginas e, futuramente, se tornar cliente qualificado.
Então, certifique-se de que seu site tenha uma arquitetura de informações lógica, com uma hierarquia clara de páginas. Facilite o acesso dos usuários às diferentes seções do seu site, tornando a navegação intuitiva e agradável. Enfim, otimize a velocidade de carregamento dele, pois páginas rápidas proporcionam uma melhor experiência ao usuário e são favorecidos para estar no topo do Google.
Como monitorar os resultados do meu SEO?
Chegando nesse ponto do texto, você já deve ter compreendido todos os tópicos abordados até aqui e, claramente, está perguntando como fazer o monitoramento dos resultados da campanha. Estou correto?
Para isso, existem ferramentas específicas que fazem o rastreio das URLs do seu site e, como nosso foco é o Google, a empresa disponibiliza uma ferramenta própria para que uma agência de SEO e seus clientes visualizem essas informações, o Google Analytics. Com essa ferramenta é possível identificar os resultados de tráfego do seu site, o comportamento dos usuários, as palavras-chave que geram mais visitas e outras métricas importantes de serem vistas.
Além de um dashboard no próprio sistema, o Analytics é capaz de fornecer diferentes tipos de relatórios com o intuito de entender diferentes necessidades que o site possa ter.
Entretanto, não é somente copiar sua URL e jogar no sistema do Google. Antes de ter acesso a esses recursos, é necessário que sua agência de SEO crie uma conta para sua empresa dentro do Analytics, preenchendo os campos necessários. Após isso, é necessário adicionar a tag de rastreamento (um fragmento de código) na estrutura do site que vai ser monitorado.
Com isso, você pode verificar se as estratégias adotadas pela agência de SEO estão tendo um bom aproveitamento. Se os resultados estiverem positivos e demonstrar que suas palavras-chave estão na primeira página do buscador, então já pode considerar que o topo do Google está ao seu alcance!
Alcance o topo do Google com a Quality SMI ao seu lado!
Agora que você conseguiu adquirir um conhecimento maior sobre o trabalho de uma agência de SEO, está na hora de pensar em qual empresa escolher para estar à frente do marketing digital da sua empresa e garantir seu posicionamento no topo do buscador do Google.
A Quality SMI é uma empresa com vasta experiência e qualificação no mercado da busca orgânica, SEO e marketing digital, com a missão de fortalecer o posicionamento digital dos segmentos B2B e B2C. Ainda, nossa empresa faz parte do seleto grupo Google Partners.
Para garantir um serviço excepcional, contamos com um time de profissionais especializados em todos os campos, desde analistas de SEO, redatores que criam o conteúdo, designers de UX e desenvolvedores WEB capacitados.
Venha garantir as melhores estratégias para alcançar o topo do Google com a empresa número 1 ! Entre em contato com o time da Quality SMI!